Estudantes cearenses se preparam para a segunda fase da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ)

A OCESQ teve início em 2017 e, em 2021, está sendo realizada a sua quarta edição

Logo oficial da Olimpíada Cearense do Ensino Superior em Química (Foto: Reprodução/Instagram)

A segunda etapa do exame online será aplicada no dia 8 de agosto para cinquenta alunos de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, cearenses. Nesta fase, os estudantes terão que resolver dez questões discursivas nas modalidades Química Analítica, Físico-Química, Química Orgânica, Química Geral e Química Inorgânica. O resultado da prova está previsto para o dia 5 de setembro e será divulgado no site e nas redes sociais da ação.

A iniciativa é do projeto de extensão da UFC “Olimpíada Cearense do Ensino Superior em Química (OCESQ)”. A ação de extensão visa aprimorar a qualidade do ensino e aprendizagem de Química, através do envolvimento de professores e estudantes de Química ou áreas afins, na competição educacional.

A OCESQ é formada por duas fases: na primeira, que foi realizada em maio, foram selecionados os cinquenta estudantes com melhor desempenho na classificação geral. Já no resultado da segunda fase, em setembro, serão divulgados os classificados do 11° lugar ao 50° no ranking geral e em cada uma das modalidades. Os dez primeiros colocados só saberão sua posição em dezembro, durante o evento de premiação. Na ocasião, serão medalhistas as três pessoas com melhor desempenho em cada uma das cinco modalidades e os 12 inscritos com melhor desempenho na pontuação geral: ouro (1° e 2° lugar), prata (3° ao 6° lugar) e bronze (7° ao 12° lugar). Receberão menção honrosa os classificados da 1ª a 30ª posição geral.

Segundo dados da comissão organizadora do projeto de extensão, nesta edição, foram inscritos 287 alunos de diversos municípios cearenses. Dentre eles, Maracanaú e Quixadá são os que mais se destacam, representando 22,6% e 10,13% das inscrições, respectivamente. Já o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) representam juntos 73% dos inscritos, sendo 54% do Instituto e 19% da Universidade.

No mapa, as 12 coordenações locais da Olimpíada, distribuídas no estado do Ceará (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

A coordenadora da ação, professora do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, Nilce Gramosa, que também é uma das fundadoras da Olimpíada, relata sua experiência: “Como nós nos reunimos com colegas de diversas áreas, a gente discute e acaba aprendendo também. Então, é uma evolução de todos nós que fazemos parte do projeto”. 

A professora também acrescenta que uma das propostas da ação é o incentivo para a carreira acadêmica dos estudantes, “Dentre os estudantes que já participaram, vários estão na pós-graduação na UFC, outros foram fazer o mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem alunos na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)”, detalha. “Então, de uma certa maneira, os alunos que participam da OCESQ estão estudando para testarem seus conhecimentos e para serem premiados, mas isso também está contribuindo para eles participarem das seleções dos programas de pós-graduação”, conclui a professora.

Milena Lima é estudante da Licenciatura em Química, bolsista de extensão do projeto e está participando pela primeira vez como competidora na Olimpíada. A estudante detalha como está sendo sua experiência. “A gente precisa ter muito cuidado com os conteúdos que a gente produz, para que levem uma verdade científica. Consequentemente, isso influi muito na nossa preparação […] De certa forma, ajuda muito a gente aprender coisas novas com relação a nossa área, e revisar conteúdos que a gente já viu um ano atrás, por exemplo. O maior impacto do projeto pra mim é isso: estar sempre estudando”, finaliza.

Os participantes desta competição precisam estar matriculados em Universidades públicas ou privadas, Faculdades ou Institutos de Educação, do Ceará, em algum dos seguintes cursos: 

  • Licenciatura em Química;
  • Bacharelado em Química; 
  • Química Industrial;
  • Engenharia Química;
  • Farmácia;
  • Tecnologia de Processos Químicos;
  • Bacharelado em Ciências Naturais;
  • Bacharelado em Matemática; 
  • Engenharia de Alimentos; 
  • Engenharia de Materiais;
  • Engenharia Ambiental.

Para mais informações sobre a Olimpíada Cearense de Ensino Superior em Química, acompanhe o site e as redes sociais do projeto de extensão:

Site: http://ceara.obquimica.org/ 

Instagram: @ocesq.química

Facebook: @obquimica  

Fonte: Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil é coordenadora da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) e da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ), professora do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC e pós-doutora em Ressonância Magnética Nuclear (RMN) pela The University of Manchester, Reino Unido.

Texto de Rayssa da Costa, sob supervisão de Narjara Pires

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