Projeto de extensão da UFC oferece atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, autista e altas habilidades/superdotação 

O projeto está ativo há uma década e produz pesquisas e materiais de apoio para estudantes PCD das redes de ensino públicas

Materiais utilizados durante as ações do projeto Pró-Inclusão. As atividades acontecem na Sala de Recursos Multifuncionais na Faculdade de Educação da UFC (Foto: Giovanna Carvalho)

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), somente 30% das instituições de ensino que registram matrículas de alunos com deficiência ofertam atendimento educacional especializado. Além disso, segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto de 2021, 67% da população brasileira com deficiência não possui instrução alguma ou apresenta apenas ensino fundamental incompleto. Diante desse cenário e com o intuito de promover mudanças na qualidade de ensino aos estudantes com deficiência, surge, em 2013, o projeto de extensão “Pró-Inclusão: Atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência matriculados no ensino fundamental das redes públicas do Ceará e formação de professores”.

Assim, o projeto Pró-Inclusão conta com 10 anos de atuação, tendo como objetivo desenvolver ações, pesquisas e produtos realizados no âmbito da educação inclusiva. A ação extensionista atende um público com transtorno do espectro autista, deficiência e altas habilidades /superdotação (AH/SD). O Pró-Inclusão possui reconhecimento nacional por suas iniciativas de pesquisa e extensão direcionadas ao acesso e permanência de estudantes com deficiência nos sistemas de ensino. O projeto oferece suporte aos alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, e assiste crianças e adolescentes das redes de ensino públicas. O local de atendimento é a Sala de Recursos Multifuncionais do Projeto. Além disso, o projeto também produz materiais voltados para o atendimento especializado e realiza palestras sobre o tema. 

Emerson Farias, bolsista atual do projeto (2023), Simone Silva, 1ª bolsista do projeto (2013-2016) e atualmente doutoranda do PPGE da FACED na área da Educação Inclusiva, e a profa. dra. Geny Lustosa, coordenadora do Pró-Inclusão, reunidos na sala do projeto (Foto: Giovanna Carvalho ) 

Geny Lustosa, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, idealizadora e coordenadora do projeto Pró-Inclusão, acentua a importância do impacto social que o projeto traz, tanto para a sociedade quanto para a comunidade acadêmica. “A gente está dando apoio agora aos estudantes da UFC e há uma crescente demanda. Demos apoio aos alunos da Faced (Faculdade de Educação) na pandemia e no pós-pandemia, desenvolvemos técnicas de acessibilidade para os alunos com deficiência visual, audiobook, entre outros. Estamos aqui para dar apoio”, relata a coordenadora. A professora ministra as disciplinas de Educação Especial, Educação Inclusiva, Práticas de Ensino em Educação Inclusiva e Letramento e Alfabetização.

O aluno do segundo semestre do segundo semestre de pedagogia e bolsista do projeto, Emerson Farias, relata que tinha interesse em adquirir experiência na área e após entrar na disciplina sobre práticas de educação inclusiva, ministrada também pela professora Geny, surgiu a oportunidade de entrar para o projeto. O estudante já consegue enxergar o alcance das ações que vem desenvolvendo. “O profissional de educação tem o poder de emancipação humana. E parte muito disso, dessas práticas que a gente vai fazer com que as pessoas com deficiência estejam cada vez mais incluídas nessa sociedade”, afirma Emerson.

Coordenadora do projeto Geny Lustosa com Thiago Falcão (mestrando da UECE à época) e Geilson de Sousa Santos (graduando Faced à época) participando de uma das ações  presenciais do projeto (atividade de ensino do uso da máquina Perkins Brailler), em 2019, na Faculdade de Educação (Foto: Arquivo do projeto). 

Um dos estudantes atendidos na UFC é Jackson Fahel, que tem deficiência visual e desde o começo do seu curso conta com o apoio do projeto Pró-Inclusão. Para ele, uma das ações que mais o marcou foi a criação do “eu te empresto a minha voz”, iniciativa na qual os bolsistas faziam as leituras dos textos para serem ouvidas em áudio, o que o ajuda até hoje. “Antes de conhecer o Pró-Inclusão, que também participam outros estudantes com deficiência da FACED e de outros cursos da UFC, como recentemente dois estudantes do Curso de Fisioterapia da UFC. eu tinha certeza absoluta de que não teria como concluir o curso de Pedagogia. A coordenadora do Pró-Inclusão não trata só de práticas pedagógicas inclusivas; somos acolhidos e nos tornamos pró-ativos” conclui Jackson.

A ex-bolsista, Adna Lemos, esteve no Pró-Inclusão por 3 anos, de 2019 a 2021. Durante esse período o projeto precisou se adaptar e acabou crescendo durante a pandemia. Ela relata que, nesse período de pandemia, foi criada a página do Instagram, o canal no YouTube para a transmissão de lives e criação de conteúdo informativo, além do acompanhamento remoto com os alunos atendidos. “Eu acho que se eu não tivesse, talvez, participado desse projeto eu acredito meu olhos não seriam tão abertos para essa área, foi essencial, como professor, você tem que ter esse olhar”, conta Adna que hoje está concluindo o seu TCC sobre as atividades realizadas do projeto. 

Ações presenciais do projeto na Sala de Recursos Multifuncionais (Foto: Arquivo do projeto)

Durante a pandemia de Covid-19, os alunos eram atendidos pela equipe do projeto de forma virtual. Além dos atendimentos, durante a pandemia, o projeto permaneceu ativo nas redes sociais através de lives no Youtube no canal do Pró-Inclusão em parceria com o Plurissaberes UFC, visando expandir a compreensão dos espectadores sobre educação inclusiva e produtos audiovisuais explicando assuntos ligados à temática inclusiva. No período pós-pandemia os atendimentos eram voltados apenas aos discentes da universidade. Neste ano de 2023, as atividades devem voltar para estudantes da rede pública.

Além das atividades desenvolvidas no ambiente virtual citadas anteriormente, o projeto já promoveu cursos, em parceria com o Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faced, sobre a temática inclusiva. Atualmente, o Pró-Inclusão possui um Podcast chamado “Pró-Inclusão Pod” , o produto está sendo atualizado mensalmente e traz episódios sobre acessibilidade e diversidade. Além disso, a ação extensionista ainda possui diversos grupos de estudo ativos, produz cartilhas, disponíveis no site do Pró-Inclusão, sobre variados temas dentro da temática da educação inclusiva, e participa de palestras visando levar informações para uma melhor qualidade de ensino para estudantes com deficiência na rede pública. Todas as novidades sobre o Pró-Inclusão podem ser encontradas no Instagram e no site do projeto.

Cartilhas  produzidas no projeto sobre práticas inclusivas e capa dos episódios do Podcast “pró-inclusão pod” (imagens ilustrativas).

Contato:

Instagram: @proinclusao_ufc

Site do Projeto: www.proinclusao.ufc.br 

Email: franciscageny@yahoo.com.br

Texto por Giovanna Carvalho e Karizia Marques sob a supervisão de Narjara Pires

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