Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Coletiva produz e disponibiliza cartazes sobre a Covid-19 em espaços comunitários

Durante a pandemia do novo coronavírus, a equipe da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Coletiva (Laesc-UFC), projeto de extensão da UFC, está produzindo cartazes sobre a Covid-19 e disponibilizando o material em bairros de Fortaleza e do município cearense de Itapipoca. Os informativos estão sendo distribuídos em pontos estratégicos inclusos nos serviços essenciais durante o isolamento social, como mercearias, ONG’s e espaços comunitários.

Para facilitar a comunicação, o material apresenta linguagem simples e imagens ilustrativas. Nos cartazes, há informações sobre o uso correto de máscaras, lavagem das mãos, importância do isolamento social como forma de proteção pessoal e coletiva, além de instruções sobre como deve ser feita a higienização de superfícies. Na seção de lavagem das mãos, por exemplo, são combinadas ilustrações dos movimentos corretos, em formato de um passo a passo.

Na primeira remessa, o material foi destinado a sete bairros de Fortaleza, sendo eles: São Gerardo, Bela Vista, Parquelândia, Quintino Cunha, Pan Americano, Couto Fernandes e Aldeota. Já em Itapipoca, os bairros são: Ladeira, Mourão e Cruzeiro.

O formato do material foi escolhido em razão do objetivo da ação, segundo a Prof. Dra. Liana Mara Rocha Teles, doutora em Enfermagem em Promoção a Saúde e coordenadora do projeto de extensão. “Acredito que essa estratégia poderá levar informação para as pessoas que não possuem tanto acesso às redes sociais e, para aqueles que possuem acesso, é uma maneira de enfatizar os cuidados necessários para a prevenção da covid-19”, explica a professora do departamento de Enfermagem da UFC. “Acredito que é uma importante estratégia de educação em saúde e de empoderamento individual”, ressalta ela.

Além dos informativos, a equipe da ação de extensão também está atuando no combate à Covid-19, nas redes sociais (ver ao final da matéria). No Instagram do projeto, é possível assistir à sequência de lives “Experiências em saúde pública em tempos de pandemia”, nas quais é trazida ao debate a experiência com a Covid-19 de alguns municípios cearenses, por meio de profissionais da saúde que atuam na atenção primária, vigilância epidemiológica e gestão do SUS. A sequência de lives aconteceu do dia 06 à 22 de Julho e o conteúdo permanece no perfil da Liga Acadêmica.

Uma das integrantes, Angela Garcia, estudante de Enfermagem e bolsista de iniciação acadêmica, afirma que os resultados das atividades têm sido positivos. “Estamos bastante satisfeitos com o que já foi produzido e o que ainda estamos produzindo. Apesar das dificuldades, estamos conseguindo nos organizar bem e esperamos sair disso tudo muito mais fortes e atuantes”, afirma a estudante.

Através das redes sociais, a Laesc também gerou informações a respeito da pandemia, relacionando-a com temas específicos como autismo, primeira infância, gestação e população em situação de rua. Também trouxe assuntos atualizados e relevantes sobre características clínicas da covid-19, tais como diagnóstico e sintomas neurológicos.

Sobre a Laesc:

Há dois anos, a liga atua em prol da saúde comunitária, seja a partir da pesquisa, ações educativas ou prestações de serviços, como aferição de pressão arterial, mensuração de glicemia e de risco metabólico, em locais próximos à Universidade Federal do Ceará (UFC) e em espaços comunitários, como shoppings e praças públicas. Com o impacto da pandemia, a Laesc teve que adaptar-se. As ações de pesquisa se intensificaram, estando em andamento três pesquisas de âmbito estadual:

– Uso de bebidas alcóolicas durante o isolamento social em tempos de pandemia;

– Processos de trabalho na atenção primária e saúde mental de Enfermeiros durante a pandemia pela covid-19;

– Avaliação da saúde mental e risco à covid em profissionais de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, a liga irá compor a equipe de pesquisa para Avaliação da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento da Covid-19: comparação entre os municípios brasileiros.

O grupo conta com 21 integrantes, sendo graduandos ou mestrandos em Enfermagem, Farmácia e Odontologia, além de profissionais da Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará (SPS).

Serviço:

Os cartazes e outras produções do projeto, podem ser acompanhadas ou solicitadas através das redes socias ou e-mail da Liga.

Instagram: @laescufc

Facebook: Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Coletiva – LAESC

Fonte: Prof. Dra. Liana Mara Rocha Teles, doutora em Enfermagem, professora da UFC e coordenadora da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Coletiva. E-mail: laescufc@gmail.com

Texto de Rayssa Costa, sob supervisão de Narjara Pires.

Deixe um comentário