Já imaginou como é o processo de criar um avião? Motivada por uma paixão pela aeronáutica, a equipe de aerodesign Avoante Aeromec, projeto de extensão do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, trabalha dias e, até mesmo, noites na concepção e desenho de projetos, construção de peças e testes de aeronaves não tripuladas, com cerca de 2 metros de envergadura. Atualmente, o projeto conta com uma equipe de 17 alunos do Curso de Engenharia Mecânica, orientados pelo Prof. Carlos André Bezerra.

O objetivo do Aeromec, criado em 2003, é levar estudantes de engenharia da UFC a desenvolver um veículo aéreo não tripulado (VANT) para disputar a Competição SAE (Society of Automotive Engineers) Brasil Aerodesign, que consiste em um desafio lançado aos participantes cujo propósito é a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica.

Em 2017, a 19ª edição do evento acontecerá em São José dos Campos, em São Paulo, de 26 a 29 de outubro. A Avoante Aeromec é a única equipe de aerodesign representando o Ceará na competição. É a terceira vez que eles chegam à série A, que contará com a participação de 60 equipes de todo o Brasil.

O avião deste ano tem 2 metros e 16 centímetros de envergadura: pequeno, se comparado a um avião no qual estamos acostumados a viajar, por exemplo, mas enorme diante dos desafios enfrentados até chegar à disputa. Ele é criado do zero, então, os estudantes preocupam-se com cada detalhe do projeto e dos materiais utilizados. E essa aeronave tem de, claro, voar! Antes do grande voo final, eles fazem testes que só podem ser realizados em pistas de aeroclubes.

Um dos desafios é que o avião não cabe em um carro. Então, os alunos da UFC criaram asas que se desmontam e, assim, podem ser transportadas. Antes de estar em perfeitas condições, a equipe passa por fortes emoções e deve ajustar cada detalhe para que o avião permaneça no ar o tempo desejado.

Além do trabalho com a criação de aeronaves não tripuladas, a equipe do projeto também realiza visitas a escolas de ensino médio de Fortaleza e participa de eventos da Universidade, apresentando as ações da Avoante Aeromec e estimulando o interesse dos alunos pela aeronáutica e pelos cursos de Engenharia da UFC.

Neto Araújo, estudante de Engenharia Mecânica e, hoje, integrante da equipe, foi umas das pessoas sensibilizadas por essas ações. “Em 2014, na Feira das Profissões da UFC e no evento CT Quer Você, eu conheci o Aeromec e tive vontade de entrar no curso e no projeto. Entrei e estou até hoje, já dois anos e meio”, relata o estudante.

O processo de seleção para tornar-se membro da equipe é concorrido e acontece através de etapas, que envolvem prova, entrevista e análise de currículo dos interessados. No projeto, cada integrante desempenha uma função específica, pois, para que ocorra um melhor funcionamento das atividades, a Avoante Aeromec é dividida em “setores”: há a equipe de projeto, que lida com aerodinâmica, estabilidade e elétrica; e a equipe administrativa, que lida com o marketing, a gestão financeira e os recursos humanos.

O professor coordenador do projeto, Carlos André Bezerra, afirma que os alunos atuam com autonomia, já que a competição não permite a participação de um profissional diretamente na equipe. “A iniciativa de criar a Aeromec, inclusive, foi dos próprios alunos. Eu sou a pessoa que acompanha, que cobra, mas eles agem de maneira muito livre e tocam o projeto muito bem”, elogia o coordenador.

Apesar do esforço intenso que a preparação para a competição exige, os alunos participantes não desanimam e têm a Aeromec como um ambiente motivador e apaixonante, como afirma Matheus Pinheiro, aluno de Engenharia Mecânica. “Muitos aqui querem buscar especialização na área, então vale a pena estar aqui, vale a pena esse projeto existir e a gente continuar querendo fazer ele crescer. O sentimento de equipe é o que motiva a gente”, conclui o estudante.

Veja imagens da aeronave projetada em voo:

Serviço

Facebook: /avoanteaeromec
Instagram: @aeromec
Site: aeromec.wordpress.com
E-mail: aerodesign.ufc@gmail.com
Endereço: Campus do Pici, bloco 715, Fortaleza, CE
Telefone: 85 3366 9632

Anúncios